Grande manifestação contra a exploração de petróleo em Portugal

Enterrar o furo 13 e 14 Abril Manifestação Imagem com autorização do BE


No dia 14 de Abril, as 15 horas, terá lugar uma manifestação contra a exploração de petróleo no litoral alentejano, algarvio e, em geral, em território português. A presença de todos, que queiram preservar o nosso lindo país, as praias, a natureza, é fundamental para mostrar que o bem-estar de muitos é mais importante, que o enriquecimento de poucos!

Rui Filipe Gutschmidt – 8. Abril 2018

Vários consórcios internacionais, com ou sem participação portuguesa, estão em Portugal, para preparar a exploração de petróleo. Já tivemos muitos debates sobre os perigos para a natureza em mar e em terra e com isso para o setor mais importante da economia nacional – o turismo. Indignados com os acontecimentos, assistimos a uma série de protestos e com a mudança no governo tivemos esperanças para que possa haver um recuo na situação...

Mas so alguns contratos de concessão foram anulados, porque as indemnizações dificultam a anulação dos ditos contratos. Ilegalidades foram, por outro lado, encontradas em alguns documentos e daí já temos alguns processos jurídicos em curso.

Mas não chega! O povo tem que manifestar o seu desagrado, fazendo entender às petrolíferas, que NUNCA vão ter paz em Portugal. Vamos boicotar os produtos da Galp, Repsol e de todos acionistas envolvidos nos ditos consórcios. Vamos fazer barulho, internacionalmente, demonstrando o perigo para as áreas protegidas e vamos todas as instancias europeias e mundiais para travar esse atentado contra o planeta terra e com isso contra os habitantes de Portugal, Espanha e Marrocos, que ficariam diretamente abrangidas em caso de haver um acidente ambiental...

O meu partido, o Bloco Esquerda, participa em uma iniciativa no dia 14 de Abril em Lisboa. Queremos com isso relembrar o governo, que o povo não dorme e que esperamos a anulação de todos os contratos de concessão! Aqui o convite que o BE enviou à todos os camaradas e que quero estender à todos os cidadãos que habitam em Portugal ou que estejam a passar férias cá. Todos à Lisboa!

"Camarada,

O Bloco é uma das organizações que está a convocar a manifestação "Enterrar de vez o Furo, tirar as Petrolíferas do Mar", reunindo em Lisboa manifestantes de vários locais do país para contestar a autorização dada pelo governo para fazer um furo de petróleo no mar de Aljezur, entre Alentejo e Algarve, ainda em 2018. Além disso já está também em consulta pública uma autorização para fazer outro furo de petróleo, em terra, em Aljubarrota (Alcobaça), no início de 2019.

É importante a participação de toda a gente neste protesto, que sairá da Praça Camões às 15h, rumo à Assembleia da República.

Estão a ser organizados autocarros de vários sítios do país e pedimos-te que te inscrevas através deste link (apesar de falar apenas do Algarve e Alentejo, também haverá autocarros a vir do Porto e, eventualmente, de outros locais): 



Até já!"


Apoios: RENASCER -
Viagem mediaval - Imagem por R. F. Gutschmidt